sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Portfólio


Portfólio
Hoje dia 30 de julho dou inicio a meu portfólio e nele serão registrado todas as aulas por mim assistidas.
Sexta-feira, 30 de Julho, ocorreu a primeira aula de português instrumental lecionada pela professora Eliana que nos mostrou uma frase e pediu que refletíssemos sobre o assunto e depois expressássemos nossos pensamentos sobre o assunto, posteriormente nos deu a tarefa de criar um ritmo que nele houvesse os seguintes aspectos:
-As nossas expectativas sobre o curso.
-As palavras Roque Roque Tchuba.
Depois de elaborarmos nossas ideias ela pediu que nos apresentássemos.
Apresentamos uma pequena canção com a seguinte letra:
I vai começar nossa longa caminhada com o Roque Roque Tchuba vou cair nessa estrada prestando atenção para não ficar pra trás seguindo sempre em frente e buscando muito mais, vou me esforçar para alcançar meu diploma lá na frente quando me formar Roque, Roque Tchuba é a nova sensação, é cantando assim que eu encerro essa canção.
A tarefa tinha como objetivo principal, a integração entre os alunos que pouco se conheciam. E nos pediu que pesquisássemos o que é um portfólio e nos falou que esse seria nosso trabalho semestral e depois deu a aula como encerrada.
Sexta-feira, 6 de Agosto é nossa segunda aula e nela a professora pediu que escrevêssemos dez frases que precisavam ser completas e esse foi nosso dever completa-las de forma pessoal para isso a professora nos deu um certo tempo, logo após do tempo dado ela nos  pediu que falássemos ao resto da turma como foi completa nossa frase e o porque daquele complemento a tarefa foi gratificante pois toda a turma teve participação. Logo após pediu que pesquisássemos o que é? E como é feito? Um currículo vital, e deu a aula como encerrada.
Sexta-feira, 13 de Agosto a aula de hoje tratou como assunto principal o seguinte te “currículo vitae” e tendo como objetivo principal o entendimento de como é feito um currículo vitae, nesta explicação foi aprendido o que é necessário para que seja feito um bom currículo e também aspectos negativos que nele não devem ser apresentados. Depois da explicação a professora pediu que nos reunissem em grupos e escrevêssemos os pontos mas importante de nosso consenso e depois comentássemos entre toda a sala o que por nos foi escrito. E com isso a professora liberou a turma.
Sexta-feira,  20 de Agosto a aula de hoje foi explicado o que é leitura para que possamos ter um bom entendimento futuro e sem muitas dificuldades, portanto nos aprofundamos no assunto. A partir de explicações da professora que após as explicações exibiu slides para leitura visual e para que escrevêssemos o que se tinha lido da imagem. Esse exercício nos ensinou que cada um tem uma leitura diferente. Quando concluído a atividade a professora encerrou a aula.
Segunda-feira, 06 de Setembro a professora repôs as aulas que havia faltado e dando  continuidade ela nos mostrou ela nos mostrou musicas com letras focadas para algo e pediu nossa opinião em relação ao foco, chegamos ao acordo que eram feitas especialmente feitas em homenagem a alguém, ela também pediu que compreendêssemos a mensagem transmitida. Para isso nós escutamos, cantamos e lemos a musica para que chegássemos a uma conclusão final e registrássemos no caderno e após esse exercício nos pediu que pegássemos um trabalho para que o fizéssemos em casa e o entregássemos na próxima aula e assim ela se despediu e encerrou a aula.
Hoje, 10 de Setembro, sexta-feira a professora esclareceu o cronograma de ensino que trabalhos e que iriamos trabalhar. Logo após deu uma orientação sobre leitura e sobre a sua importância, também praticamos nossa leitura e a nossa interpretação, aprendemos tipologias e alguns gêneros de leitura e com isso se despediu da turma tendo como fim a aula.
Sexta-feira dia 17 de Setembro a professora realizou a primeira avaliação que tinha como objetivo a auto avaliação sobre a questão do aprendizado e da responsabilidade outros mais, e quem terminasse podia ir embora.
Sexta-feira dia 08 de Outubro nos foi apresentado um vídeo que relatava o descaso em relação a língua portuguesa, a professora nos pediu para que capturássemos os erros contidos na fala dos entrevistados acusados de um certo crime e que corrigíssemos esses erros explicando o que se tinha de errado e qual a maneira correta na escrita e na fala e nos pediu que entregássemos na próxima aula.
Dia 15 de Outubro, sexta-feira a professora nos ensinou como fazer um blog para que entregássemos nossos trabalhos através dele. Logo após começou sua explicação sobre pronome obliquo falando da sua importância e utilidade, depois nos liberou.
Hoje sexta-feira dia 22 de Outubro a professora trouxe um tema chamado figuras de linguagem, nos mostrou imagens que retratavam o assunto deu exemplos dos tipos de figuras de pensamento como Antítese, Eufemismo, Gradação, Ironia, Hipérbole e também figuras de palavras como Metáfora, Metonímia, Sinestesia, Perífrase e figuras de sintaxe por exemplo a elipse, zeugma, Pleonasmo, Onomatopeia e após trabalhou um vídeo de comedia que retratava a tautologia.
Sexta-feira dia  29 de Outubro nos foi dado um texto para que leiremos e compreendêssemos a mensagem ou pensamento no texto existentes tudo isso deveria ser feito em grupo para que houvesse uma discursão sobre o texto e explicássemos nossa opinião quanto a isso e assim teve termino a aula

Um comentário:

  1. O conjunto das atividades apresentadas: Muito bem! Elas revelam um importante esforço de superação. As tarefas e exercícios foram bem elaborados e se caracterizam por sua concisão e precisão, ainda falta superar alguns problemas com a ortografia, porém você demonstra que é capaz de reconhecê-los e, assim mesmo, corrigi-los.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir