segunda-feira, 4 de abril de 2011

Portifolio 2º Semestre

PORTFÓLIO- 2º SEMESTRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Na aula do dia 29 de abril, sexta-feira a professora nos deu algumas letras de musicas que retratam o perfil de algumas regiões nacionais, demonstrando alguns tipos de linguagem dentro de um mesmo idioma , e nos pediu para reescrever o texto na forma da língua culta, e também debatemos em sala de aula o nosso pensamento em relação ao assunto, falamos de aspectos como o preconceito sofrido, a origem da linguagem e sua formação durante a historia.
Na aula do dia 06 de maio, sexta-feira a professora nos deu a tarefa de construir um artigo de opinião sobre as diferentes formas de falar o português, onde nele escrevêssemos nossa opinião sobre o assunto.
Muitas regiões do Brasil utilizam linguagens diferentes em relação a fala, podendo ser um problema na hora da escrita, que muitas vezes foge da forma culta estabelecida em um idioma, problema esse que pode causar o preconceito de pessoas de outras regiões, que são acostumadas na sua própria cultura verbal.
O preconceito verbal existe em muitas partes do Brasil onde sempre vai haver palavras pronunciadas de forma diferente, causando uma impressão de marginalidade, impressões estas que não respeitam as diferentes características de fala, e muitas pessoas acham que falam na forma correta e tentam corrigir as que não se encaixam no perfil de mesma língua, estas correções são precipitadas por não existir uma única cultura dentro de um mesmo pais deve-se entender que cada um tem seu linguajar e deve receber o mesmo respeito que qualquer um outro.



Sexta - feira, 04/02/2011
Hoje fizemos uma atividade auto – avaliativa sobre o nosso jeito de ser, e ouvimos o ponto de vista de nossos companheiros de curso. Essa atividade tinha como objetivo a reflexão sobre nossas atitudes e como elas podem nos caracterizar
Como eu me vejo? Eu me vejo de uma forma simples, uma pessoa que sabe esperar as coisas sem cobiçar nada dos outros. Procuro sempre o melhor caminho, mais sem deixar de me divertir, aproveito ao Maximo as oportunidades. As chamadas horas vagas, tento relaxar sempre cercado de amigos.
Como os outros me vêem?
Qual a imagem que eu gostaria de transmitir? Quero trasmitir a imagen de uma pessoa tranqüila , que não faz muita besteira, e que sempre que pode da uma ajudinha para quem precisa.

MENINAS LOBO
Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família(?) de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos.
Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos.
Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativa e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.
Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se (?) lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinqüenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela bem como às outra com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples”.


ENIGMA DE KASPAR HAUSER
Hauser passou os primeiros anos de sua vida aprisionado numa cela, não tendo contacto verbal com nenhuma outra pessoa, facto esse que o impediu de adquirir uma língua. Porém, logo lhe foram ensinadas as primeiras palavras, e com o seu posterior contacto com a sociedade, ele pôde paulatinamente aprender a falar, da mesma maneira que uma criança o faz. Afinal, ele havia sido destituído somente de uma língua, que é um produto social da faculdade de linguagem, não da própria faculdade em si. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios, o que fazia, por exemplo, que Hauser não conseguisse diferenciar sonhos de realidade durante o período em que passou aprisionado.
Hauser, supostamente com quinze anos de idade, foi deixado em uma praça pública de Nuremberg, em 26 de maio de 1828, com apenas uma carta endereçada a um capitão da cidade, explicando parte de sua história, um pequeno livro de orações, entre outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza.
Entre as idiossincrasias originadas pelos seus anos de solidão, Hauser odiava comer carne e beber álcool, já que aparentemente havia sido alimentado basicamente por pão e água. Aprendeu a falar, a ler e a se comportar, e a sua fama correu a Europa, tendo ficado conhecido à época, como o "filho da Europa". Obteve um desenvolvimento do lado direito do cérebro notoriamente maior que o do esquerdo, o que teoricamente lhe proporcionou avanços consideráveis no campo da música.
Hauser foi assassinado com uma facada no peito, em Dezembro de 1833, nos jardins do palácio de Ansbach. As circunstâncias e motivações ou autoria do crime jamais foram esclarecidas, apesar da recompensa de 10.000 Gulden (c. 180.000,00 Euros) oferecida pelo rei Luís I da Baviera.

DIFERENCA DE RESENHA E RESUMO
Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
Toda resenha deve conter uma síntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentação das principais idéias do autor;
- deve conter uma análise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo resenhista;
- deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida no item acima.


Exigências de forma
- deve ser pequena, ocupando geralmente até três laudas de papel A4 com espaçamento duplo;
- texto corrido, isto é, não devem ser feitas separações físicas entre as partes da resenha (com a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo);
- deve sempre indicar a obra que está sendo resenhada.

Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
RESUMO
Resumo nada mais é do que um texto reduzido a seus tópicos principais, sem a presença de comentários ou julgamentos. Um resumo não é uma crítica, assim como a resenha o é; o objetivo do resumo é informar sobre o que é mais importante em determinado texto.
resumir um texto significa condensá-lo a sua estrutura essencial sem perder de vista três elementos:
- As partes essenciais do texto;
- A progressão em que elas aparecem no texto;
- A correlação entre cada uma das partes.

Se o texto que estamos resumindo for do tipo narrativo, devemos prestar atenção aos elementos de causa e sequências de tempo; se for descritivo, nos aspectos visuais e espaciais; caso o texto for dissertativo, é bom cuidar da organização e construção das idéias.
Ainda nesta aula para exercitarmos o conhecimento sobre resenha, assistimos dois vídeos que falavam de motivação e resenharemos sobre eles.





Aldeia dos moinhos d’água (Sonhos de Akira)
Um vídeo que retrata a historia de uma aldeia que não se utiliza de recursos tecnológicos, mais apenas os recursos naturais sempre respeitando a natureza. Um lugar de vários costumes como qualquer outro, costumes esses que chamam a atenção por serem quase extintos da nossa realidade atual, no roteiro aparece um viajante que fica observando tudo ao seu redor na aldeia e sempre se questionando, e grande parte de suas duvidas esclarece com um aldeão dos mais velhos e sábios da aldeia, fazendo perguntas sobre como e possível viver em harmonia com a natureza. Após muita conversa o aldeão fala que tem que se arrumar para ir a comemoração da morte de outra aldeã o viajante acha estranho eles comemorarem a morte das outra pessoas mais logo vê o porquê eles fazem isso e entende o significado.
LEXICO
Nesse dia percebemos que o nosso vocabulário e de grande importância para nossa convivência dentro um mundo que cada vez mais exige uma boa linguagem, principalmente para a parte profissional. Exercitamos nosso conhecimento sobre o significado de algumas palavras da língua portuguesa palavras essas que dificilmente são encontradas na nossa leitura, mas que se não compreendidas podem causar certa incompreensão do que foi lido, nos deixando leigos sobre o assunto por esse motivo devemos exercitar nosso vocabulário principalmente as palavras exóticas.